A sexta etapa da The Ocean Race, de Aarhus na Dinamarca até The Hague nos Países Baixos, vai ser uma das pernas mais complexas da competição. Apesar de ser um trajeto curto, os canais estreitos e as águas confinadas devem apresentar dificuldade aos velejadores da corrida. Esta fase da The Ocean Race começa nesta quinta-feira (08), e tem previsão de chegada para sábado (10), no período da noite.
Após a largada em Aarhus, na Dinamarca, as equipes vão velejar ao sul para uma rápida passagem por Kiel, na Alemanha. Em seguida, seguem em direção ao norte, para retornarem rumo a The Hague, na Holanda. Ao todo, esta etapa terá 800 milhas náuticas, cerca de 1.480 quilômetros.
“Devido a previsão do tempo, é provável que a primeira etapa da corrida seja a mais difícil, com um vento leve na primeira noite, com muitas transições e o risco do vento girar em círculos. O objetivo é sair dessa fase sem problemas, caso um time ganhe vantagem nessa etapa, poderá facilmente mantê-la até o fim da perna”, comenta o velejador do Team Malizia, Will Harris.
Situação da corrida
Com a vitória da 11th Hour Racing na quinta etapa, entre Newport nos Estados Unidos e Aarhus na Dinamarca, a equipe americana conquistou a liderança. Porém não foi suficiente para abrir grande vantagem sobre os demais competidores, deixando a tabela da The Ocean Race acirrada. Os norte-americanos são seguidos pelo Team Holcim – PRB, Team Malizia, Biotherm e Guyot Environment – Team Europe.
Na etapa entre Itajaí e Newport, dois times foram prejudicados pela perda de mastro durante a etapa. O Team Holcim – PRB sofreu o acidente logo no início da perna, ainda na costa brasileira, possibilitando que a equipe suíça se ajustasse e competisse na quinta etapa até a Dinamarca. Enquanto o Guyot Environment não teve a mesma sorte, com o incidente acontecendo próximo a chegada e a equipe europeia não havendo mastro para repor, não tiveram chances de participar da quinta largada.
A sexta perna contará novamente com as cinco equipes competidoras em mar. Após The Hague, nos Países Baixos, os competidores seguirão para a grande final, em Gênova, na Itália. Com previsão de 2 a 3 dias de corrida, é possível acompanhar o trajeto e a disputa desta perna em tempo real, clicando aqui.
Classificação Geral
1º – 11th Hour Racing – 28pnts
2º – Team Holcim – PRB – 27pnts
3º – Team Malizia – 24pnts
4º – Biotherm – 17pnts
5º – Guyot Enviornment – Team Europe – 2pnts