O Teatro Municipal de Itajaí ficará fechado durante os meses de fevereiro, março e metade de abril para reforma nas instalações. As apresentações previstas para este período foram canceladas. Os espetáculos serão transferidos para outra data ou acontecerão em novo espaço, conforme reorganização da produção dos artistas. O espaço público receberá serviços técnicos emergenciais na fiação de fornecimento, abastecimento e distribuição de energia, interrompida por conta do furto que ocorreu neste mês de janeiro.
O teatro está sem energia elétrica desde o dia 17 de janeiro deste ano. Para garantir a realização do espetáculo agendado para o dia 20, a Fundação Cultural de Itajaí contratou um gerador. Porém, segundo o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, o dano causado foi tão grande que a equipe teve dificuldades para identificar o local mais adequado para ligar o gerador de forma que pudesse abastecer hall, plateia e palco, com iluminação, som e ar-condicionado.
“Os técnicos constataram que os danos foram maiores do que o previsto inicialmente. A elétrica será toda refeita, as vias que interligavam e abasteciam os espaços foram atingidas e parte da central do ar-condicionado também. Inclusive, teremos que fazer reparos de pendências anteriores, que ficaram ainda do furto anterior, e foram feitas só pontualmente. Os serviços impactam diretamente no dia a dia do teatro e a nossa intenção é aproveitar que será fechado para também modernizar a iluminação cênica. A entrada de energia terá ainda fiação colocada em tubulação de ferro galvanizado, chumbado e todo o piso desta área será concretado para evitar futuros furtos. Está em andamento o trâmite burocrático para o processo licitatório”, explica o superintendente.
Ainda não há previsão do investimento para realização dos serviços técnicos, nem data definida para o término. A expectativa é de que ainda neste primeiro semestre as atividades do teatro sejam reestabelecidas. O diretor do Teatro Municipal, Francisco Cardoso (Chico Preto), explica que a equipe está em contato com os produtores com datas já agendadas. “De imediato, as apresentações de fevereiro, março e da primeira quinzena de abril estão canceladas. As dos meses seguintes serão confirmadas à medida que tivermos mais detalhes sobre o andamento dos serviços. Vamos monitorar e atender às demandas da pauta de forma remota, em contato direto com produtores e classe artística”, ressalta.
Atendimento remoto
O telefone fixo do teatro não está funcionando e a bilheteria seguirá fechada. Enquanto isso, a equipe do Teatro Municipal atende de forma remota pelo número (47) 99989-1609 (WhatsApp) e pelo e-mail teatromunicipal@itajai.sc.gov.br.