O inverno começou na quarta-feira (21) e os animais de estimação precisam de cuidados extras nesta época do ano. Para auxiliar os tutores, a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) repassa orientações de como garantir que gatos e cachorros enfrentem os dias mais frios de maneira segura.
O veterinário Antonio Roman Vanz, que atua na UAPA, explica que é preciso abrigar os pets durante a noite com tapetes e cobertores para que eles não tenham contato direto com o chão frio. No entanto, ele explica que não é recomendado colocar sapatinhos em cachorros e gatos.
“Esses acessórios diminuem a sensibilidade das patas e evitam a troca de calor com o solo, que é necessária para a regulação do organismo.Os cachorros conseguem regular sua temperatura, mesmo aqueles que têm pêlos curtos”, ressalta.
De acordo com o veterinários, os tutores podem colocar roupas nos animais de estimação, caso seja necessário. Porém, é preciso estar atento para que essas peças não atrapalhem a locomoção do animal, visto que cães de grande porte são mais resistentes às baixas temperaturas.
Os passeios no sol são uma das recomendações do especialista durante todo o ano. Segundo ele, mesmo no inverno é necessário evitar as horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h. “A orientação é que o dono evite alterar a rotina do seu pet, porque o animal tem seus mecanismos de proteção. Além disso, é fundamental manter a alimentação regular, deixar sempre algo no chão para o pet deitar, se sentir confortável e ficar aquecido”, finaliza o veterinário Antonio Roman Vanz.
Ajude a aquecer um pet no inverno
A população também pode contribuir para aquecer os animais acolhidos pela UAPA com cobertores e caminhas para o inverno. Basta levar os itens doados na unidade, localizada na avenida Manoel Bernardes, s/n°, bairro Itaipava, ou na sede do INIS, na avenida Abrahão João Francisco, nº 2600, bairro Dom Bosco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Adote os animais da UAPA
O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) realiza feiras de adoções mensais de gatos, cachorros e até de cavalos que estão na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA). A próxima feira acontece neste domingo (24), na UAPA, a partir das 13h. Cerca de 20 animais estão prontos para adoção.
Durante a semana também é possível adotar um novo membro para a família. A unidade funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Denuncie animais de rua e maus-tratos
A Defesa Animal do INIS recolhe animais de rua que precisam de atendimento veterinário, filhotes recém-nascidos e fêmeas prenhas. Para isso, basta mandar uma mensagem para o Whatsapp (47) 98857-2144. Já para resgate de animais que sofrem maus-tratos ou possuem dono, é necessário mandar mensagem para os números (47) 98857-2244 ou (47) 98819-095. Também é possível denunciar a situação via Ouvidoria do Município, pelo telefone 0800-646-4040.