Na manhã da última quarta-feira,19, a guarnição de serviço da Guarda Municipal Ambiental (@gamf) recebeu pedido de apoio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) para realizar averiguação de ocorrência de posse irregular de animal silvestre.
A Guarnição deslocou até a Rua Zacarias de Souza, no bairro Barra do Rio, onde já pelo lado de fora da residência foi possivel verificar pelo menos três (03) pássaros silvestres presos em gaiola e sem anilha.
O proprietário da residência e também dos animais foi chamado e recebeu os Guardas, liberando a entrada destes na residência.
Lá foram encontrados 38 pássaros silvestres; 28 coleiros, 7 Trinca ferro, 3 Tico Tico; um alçapão (ferramenta utilizada para capturar pássaros), e 37 gaiolas.
O proprietário foi questionado quanto a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente para a posse dos animais. Ele afirmou que não possuía.
O homem inclusive afirmou que fazia cruzamento entre os pássaros, o que levou os guardas a crerem que ele possivelmente realiza a venda de pássaros silvestres.
Sendo assim o cidadão foi conduzido à Central de Plantão Policial em flagrante delito pelo crime previsto no art. 29⁰, incíso III da lei 9605/98, para apreciação do delegado de plantão.
Ver essa foto no Instagram