Entre as várias ações de sustentabilidade da Vila da Regata de Itajaí está o bicicletário gratuito. A estrutura foi instalada logo na entrada do evento com o objetivo de incentivar a população a utilizar meios de transporte não poluentes, como as bicicletas. Os visitantes e as equipes de trabalho podem deixar suas bikes e realizar as atividades com tranquilidade, porque o local é monitorado e há um sistema de registro para garantir a segurança de todos. Em apenas uma semana, cerca de 820 bicicletas já foram estacionadas no local.
Ao todo, há 150 vagas disponíveis, no entanto, é possível ampliar a estrutura e acomodar mais 50 bicicletas, totalizando 200 vagas em dias de grande movimento. Para deixar a bicicleta, é necessário preencher um cadastro com dados pessoais e um número de telefone para contato. Neste sistema de registros, duas guias disponibilizadas: uma fica com o atendente e outra com o dono da bicicleta. Além disso, é colado um adesivo com um número de registro, que garante que não haverá confusão no momento de retirada da bike.
De acordo com Luiz Belmiro, proprietário da empresa responsável pelo bicicletário, o número de bicicletas estacionadas no local superou as expectativas já na primeira semana. “O último evento que trabalhei aqui foi a Marejada e, ao longo de toda a festa, foram estacionadas 1.700 bikes, mas dessa vez, em apenas uma semana de The Ocean Race, tivemos mais de 800 bicicletas”, ressalta Belmiro.
Os itajaienses são adeptos ao uso de bicicletas para circular pela cidade e têm aproveitado essa opção para visitar a Vila da Regata. O bicicletário é uma iniciativa de Itajaí para estimular o transporte sustentável e não é obrigatório nas demais cidade-sede da The Ocean Race. O diretor operacional das cidades-sede da regata, Peter Ansell, elogiou a estrutura e ressaltou que está de acordo com a proposta de sustentabilidade do evento.
“Eu acho uma excelente ideia incentivar o público vir até a Ocean Live Park de bike, nós definitivamente recomendamos isso para todas as paradas, algumas têm, outras não, mas recomendamos em todas. Em Itajaí, há excelentes ciclovias e elas são bem sinalizadas, nos sentimos seguros aqui”, comenta Ansell.